quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CONSOLIDAÇÃO COM CORAÇÃO

Um consolidador de êxito

A Visão Celular é um mecanismo. Mecanismo fala de várias partes construindo um sistema, ou uma pessoa, ou uma idéia. A visão tem um mecanismo que é ganhar, consolidar, discipular e enviar. Este mecanismo é movido por um combustível que é Deus. Assim como o mecanismo do homem físico é formado por células, Deus não fez diferente no Seu Reino, porque é uma questão de legalidade. A consolidação é o coração da multiplicação, se o coração não está em perfeita forma de trabalho ele complicará todo sistema orgânico, porque todos os outros órgãos precisam primeiro do trabalho que o coração faz. Com deficiência no cérebro, o sistema humano até funciona, mas sem o bom funcionamento do coração, o sistema entra em falência. Para dar início a uma célula não podemos ter apenas um ganhador de vidas, mas sim um ganhador de vidas com o coração de consolidador. Se a pessoa só ganha, jamais conseguirá ter uma célula. Se ela consolida, sim.
O que ganha nem sempre é consolidador, mas todo consolidador é um ganhador de vidas. Nós precisamos de um coração consolidador para que a visão corra e cresça.
Os que ganham não devem querer só ganhar; os que treinam não devem querer só treinar; os que enviam também, mas o consolidador trabalha, ora e caminha com a pessoa desde o momento em que a ganhou, até o momento de enviá-la. E quando a enviar, com certeza não a deixará sozinha.
O consolidador é fiel a todos os passos da visão, diferente dos que só ganham. O consolidador alcança êxito na sua tarefa, porque ele tem:

1. Intimidade com Deus
Se nós não decidirmos ter vida de oração e de comunhão com Deus, não conquistaremos
muita coisa e podemos até perder o que temos.

2. Amor à Visão
Ninguém pode consolidar com êxito se não decidiu amar esta visão. Amar essa visão é amar
vidas. Deus é o nosso maior exemplo de amor na visão (Jo. 3:16).
Um consolidador deve amar com perseverança, crendo no projeto de Deus para aquela pessoa, suportando perseguições e sofrimentos, buscando também o interesse do outro, não se irritando e não desistindo da pessoa consolidada. É assim que Deus age conosco para conquistar nosso coração (1 Co.13). Jesus também agiu assim conosco: Ele amou, esperou, sofreu, foi tentado a desistir do homem, mas deu a sua
vida para consolidar os milhares que viriam. Assim devemos ser!!!
3. Visão correta
Não olhe para a circunstância que a pessoa se encontra, mas para o poder de Deus. Jesus não olhou para nossa situação presente de homens pecadores, defeituosos. Ele olhou para o futuro, crendo no poder de Deus que transforma, crendo que o ouviríamos. Precisamos ver o mundo com a ótica de Jesus para avançarmos no Reino de Deus. Caso contrário, seremos engolidos por um sistema falido e sem esperança.
Ver o mundo com a ótica de Jesus, implica:
· Discernimento das coisas espirituais; discernir entre o bem e o mal

(Ef. 1:18).
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;

· Revelação da Palavra.
· Ver o coração de Deus, através da comunhão com o Espírito Santo da promessa.
4. Fé
Todo consolidador tem que gerar fé na Palavra para ver o plano de Deus se desenvolvendo na vida daquela pessoa. Paulo creu tanto que consolidou um número enorme de pessoas em várias regiões. A fé abre caminhos, quebra muralhas e transporta montanhas.
5. Conhecimento sobre batalha espiritual
O consolidador deve ser um guerreiro. Se ele não guerreia, não terá suas ovelhas. O consolidador deve estar revestido com a armadura de Deus, da autoridade do nome e do sangue de Jesus, e do poder do Espírito Santo.
(Ef. 6 / Mt.28:18-20 / Atos 1:8)

Consolidar com eficácia é amar vidas

Em primeiro lugar precisamos entender o que é consolidar: é ter zelo com o novo crente, é firmá-lo em Cristo. Precisamos segurar, reter esta visão, que é fazer de cada novo convertido um líder de êxito. Deus colocou uma grande responsabilidade sobre nós pela consolidação. Temos que orar, zelar, amar, cuidar da consolidação; ter carga de responsabilidade pessoal por ela. Se não consolidarmos, não vamos crescer. Precisamos assumir a consolidação dentro de nós. Fazer isso é um ato de pagar um preço pelas vidas e pelo nosso crescimento ministerial. Quando consolidamos com eficácia, não conseguimos mais parar, porque a consolidação passa a viver dentro de nós e passamos a viver a consolidação. Isto está relacionado intimamente com o amor pelas vidas. Se amamos as pessoas, vamos amar a consolidação. Quem mede o amor de seus discípulos por vidas observa se eles estão envolvidos na consolidação, se estão interessados em pegar novas fichas, se estão sempre na escala de consolidação da sua Rede, se buscam estratégias de evangelismo...

Em Mateus 4:18-22 vemos que Jesus levantou uma equipe que sabia usar as redes. Deus te dará uma equipe de pescadores.
Qual a estratégia da multiplicação?
Saber usar as redes, querer uma pescaria milagrosa. Projetar uma grande pescaria fala de uma equipe que sabe ganhar com eficácia, que é o lançar as redes. Quando Jesus se depara com o seu primeiro grupo que iria formar os 12, eles estavam lançando as redes. Eram grandes pescadores. Esta é a primeira estratégia da multiplicação: uma equipe que sabe ganhar através do evangelismo individual, em eventos de colheita.
O segundo grupo tem uma característica especial. Eles consertavam as redes. Precisamos fazer isso para não perdermos as vidas. Consertar as redes demanda dedicação, atenção, maturidade e responsabilidade. João 4:35 fala que os campos estão brancos para a ceifa. É tempo de multiplicação. Vamos consertar e lançar as redes, para vermos o milagre da multiplicação e nenhum fruto se perdendo. Lucas 5:5 diz: "sob a tua palavra lançarei a rede". Para isto você precisa de três coisas: fé, que é o mover sobrenatural de Deus; ousadia, que é não ter medo dos contra-ataques do diabo; e ação, que é não ter medo de batalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar, até que as nações conheçam o poder do Evangelho. Estes três requisitos vão atrair o
milagre da multiplicação e você fará uma pescaria milagrosa. Que você possa receber uma unção para consolidar a sua vizinhança, o seu bairro, a sua escola, faculdade, trabalho,sua cidade, estado... até que você olhe à sua volta e veja uma multidão
transformada em líderes de êxito, que conquistam os confins da Terra, ganhando e
consolidando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário